quarta-feira, 16 de março de 2011

Dicas básicas de pesquisa no Google

Existem algumas noções básicas para usar o mecanismo de busca normal do Google.

- toda a palavra é importante. Tente usar poucas palavras, mas de forma simples e direta. Em vez de procurar por minha cabeça está doendo, procure dor de cabeça.

- o Google não diferencia maiúsculas de minúsculas. Procurar por praias do brasil vai ter o mesmo resultado que  Praias do Brasil.

- Para procurar uma palavra composta (Ponte Preta, por exemplo) ou frases, use aspas. Ao colocar as palavras entre aspas, o Google vai procurar por aquela sequência exatamente. Ao procurar por "campeonato 2010" o Google não vai procurar por "campeonato brasileiro 2010". 


Veja mais dicas básicas no site do Google e uma visão geral da página de resultados do buscador.

- Para procurar em um site específico, use antes site: antes das palavras desejadas. site:nytimes.com brazil vai trazer só resultados dentro do NY Times para a palavra brazil. Você também pode procurar dentro de um tipo de site. Por exemplo, site:gov.br presidente vai procurar só em endereços que terminem com gov.br.

Para que não apareçam resultados com uma determinada palavra, coloque um sinal de menos - antes do termo que você não quer. Por exemplo, se você procurar por igreja -evangélica, ai excluir todos os resultados que apareçam a palavra evangélica. Você pode excluir mais de uma palavra com o sinal de menos. Por exemplo, igreja -evangélica -espírita, ou até um site inteiro: -site:wikipedia.com igreja

- Para acrescentar um termo, o Google considera o asterisco * como um termo que não foi digitado e vai tentar preencher da melhor forma possível. É útil quando você não souber ou esquecer uma palavra de uma frase ou de um nome, por exemplo “Pedro * Cabral”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário